24.5.11

Magic Commander - Arena Porto



Sábado, dia 28 de Maio: Torneio Commander - Arena Porto

Check-in: 14h30 - 15h00
Inscrição: 2€

Prémios: 1º classificado - 60% do valor das inscrições como crédito na loja
2º classificado - 30% do valor das inscrições como crédito na loja
3º classificado - 10% do valor das inscrições como crédito na loja

Cartas promocionais (FNM, GameDay, Gateway) aleatórias para todos os participantes


Regras do Torneio de Commander

O Formato


* Este formato joga-se em modo de múltiplos jogadores de 5 jogadores por mesa.

* Todos os jogadores lançam o dado e quem tiver o mais alto começa a jogar. Todos compram carta quando for a sua vez de jogar, inclusive o primeiro. Quando este passar quem joga é o jogador imediatamente a esquerda e assim sucessivamente seguindo sempre o sentido dos ponteiros do relógio.
* Cada jogador começa com 40 pontos de vida.
* Quando um jogador perder o jogo todas as suas permanentes são removidas (incluindo permanentes cujo efeito estivessem a afectar todos os jogadores) e todas as permanentes que sejam de outros jogadores são colocadas sobre controlo do seu dono se possível.
* Se o jogador morrer com mágicas suas no stack, todas elas são removidas e depois o stack resolve normalmente.
* Sair de uma mesa antes de se perder o jogo equivale a fazer drop do torneio.
* No caso de um jogador sair de jogo fica um “BOT” com os pontos de vida que o jogador tinha quando saiu da mesa. Esse BOT não joga spells, e pode ser alvo de mágicas como se fosse um jogador. Esse BOT continua a ser a presa do jogador à sua direita e o jogador ganhará os 5 de vida e o seu ponto de vitoria. Se o jogador á esquerda do BOT morrer o BOT não ganha um (PV), em vez disso o PV é simplesmente perdido.
* O mulligan a utilizar é o Partial Paris Mulligan. Se não gostam da mão inicial, exilam um qualquer número de cartas da vossa mão e compram esse número menos um em cartas. Podem repetir o processo quantas vezes quiserem. Quando gostarem da vossa mão, baralhem o grimório com as cartas exiladas.

Pontos de Vitória (PV)


* Num jogo de Commander um jogador pode afectar qualquer outro jogador, tanto atacando-o como fazendo spells, mas existe a presa e o seu respectivo predador.

* A presa é o jogador que está à sua esquerda e o seu predador é o jogador que está à sua direita.
* Quando um predador ganha, ele ganha um ponto de vitoria (PV) e 5 pontos de vida.
* Se a presa de um jogador morrer este passa a ter como nova presa o jogador à sua esquerda (a presa do jogador que morreu).
* Se vários jogadores morrerem ao mesmo tempo os PVs são atribuídos aos jogadores que eram os predadores antes dos jogadores perderem.
* Durante o torneio os jogadores devem ser colocados nas mesas de forma a que um jogador não comece a ronda sendo o predador do mesmo jogador duas vezes no mesmo torneio. Esta regra é ignorada na mesa final.
* Alem disto é atribuído um PV extra ao jogador que for o último sobrevivente na mesa.
* O tempo de ronda será de 120 minutos. Se for esgotado, cada jogador terá 2 turnos a contar do momento que o jogador activo passar. Quando a ronda acabar por tempo todos os jogadores ainda vivos ganham meio PV.

Emparceiramentos (Pairings)


* Os PV’s são equivalentes aos pontos num torneio normal.

* No final do torneio haverá uma mesa final com os 4 jogadores que fizerem mais PV’s durante o torneio. Se houver empates será atribuido o critério de menos raras/míticas no deck, 2º incomuns se for necessário chegar até aqui.
* Os jogadores sentam-se na mesa final de forma aleatória.
* Quando a ultima mesa acabar ganha o torneio quem tiver mais PV’s.

O Deck


General


* É necessário escolher uma criatura lendária.

* O General não sofre com a regra das lendas, a menos que a outra lenda seja um general com o mesmo nome. Nesse caso, a criatura do oponente morre por ser lendária mas o general continua na mesa.
* Um jogador morre quando sofrer 21 pontos de dano de um general, ou se ficar sem pontos de vida. O dano do General é irrecuperável e não pode ser contrariado por nenhuma regra de qualquer outra carta.
* Um general começa o jogo removido de jogo na área de comando. Nenhuma carta na área de comando pode ser afectada por mágicas ou habilidades. A qualquer instante que um jogador possa baixar o general se o tiver na mão pode pagar o custo da criatura e joga-la como se tivesse na mão. Está sujeito a todas as mágicas que a invocação de outra criatura possa sofrer.
* Se o seu general for colocado no cemitério ou removido de jogo o jogador pode optar por colocar o general na área de comando. Cada vez que um general é colocado na área de comando o controlador coloca um marcador na sua área de comando. O general custa mais 2 manas incolores por cada marcador na sua área de comando. Tal como o general, estes marcadores não podem ser removidos ou acrescentados devido a mágicas ou habilidades. Esta possibilidade não protege o general de ser colocado na mão do seu dono ou de ser colocado dentro do deck.

Construção


* As cores das cartas do deck são definidas pelas cores do general. Isto inclui cores no custo da criatura e cores nas habilidades deste. Nenhuma carta no deck pode ter uma cor que não apareça no general, mesmo sendo híbrido entre uma cor que o general tenha e outra que o general não tenha.

* Todas as cartas no deck têm de ser diferentes entre si, à excepção dos terrenos básicos.
* As cores do general também definem a mana que o jogador pode produzir. Se o jogador gerar mana que não seja das cores do seu general em vez disso, essa mana será incolor.
* O deck tem de ter exatamente 100 cartas (99 + general). Não é permitido Sideboard.

Restrições nas cartas


As seguintes cartas estão banidas em Commander:

Ancestral Recall
Balance
Biorhythm
Black Lotus
Coalition Victory
Channel
Emrakul, the Aeons Torn
Fastbond
Gifts Ungiven
Kokusho, the Evening Star
Karakas
Library of Alexandria
Limited Resources
Lion's Eye Diamond
Metalworker
Mox Sapphire, Ruby, Pearl, Emerald and Jet
Painter's Servant
Panoptic Mirror
Protean Hulk
Recurring Nightmare
Staff of Domination
Sway of the Stars
Time Vault
Time Walk
Tinker
Tolarian Academy
Upheaval
Worldgorger Dragon
Yawgmoth's Bargain

E estas como comandante:


Braids, Cabal Minion

Rofellos, Llanowar Emissary


Regulamento adaptado de Gargula.TemplodosJogos